quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os equipamentos de interligação são as peças fundamentais de qualquer rede informática. Juntamente com a cablagem constituem a estrutura de suporte a todas as actividades de comunicação. Neste grupo destacam-se os reptidores, os concentradores (Hubs), as pontes (bridges), os computadores (Switches) e os encaminhadores (Routers).




Repetidores (repeaters):


Os repetidores são dispositivos de hardware utilizados para conexão de dois ou mais segmentos de uma rede local. Eles recebem e amplificam o sinal proveniente de um segmento de rede e repetem esse mesmo sinal do outro segmento.

Concentradores (HUB):



Um hub, concentrador ou multiport repeater, é um repetidor que promove um ponto de conexão física entre os equipamentos de uma rede. São equipamentos usados para conferir uma maior flexibilidade a LAN’s Ethernet e são utilizados para conectar os equipamentos que compõem a LAN.

Pontes (Bridges):

As bridges são equipamentos que possuem a capacidade de segmentar uma rede local em várias sub-redes, e com isto conseguem diminuir o fluxo de dados. Quando uma estação envia um sinal, apenas as estações que estão no mesmo segmento a recebam, e quando está fora do destino do segmento, a passagem do sinal é permitida. Assim, a principal função das bridges é filtrar pacotes entre segmentos de LAN’s.

Comutadores (switch): 


Os switch têm como semelhanças com os concentradores e com as pontes. As semelhanças com os concentradores residem no facto de serem dispositivos com vários portos, permitindo a interligação postos de trabalho, servidores e outro equipamentos numa topologia fisica em estrela.

Encaminhadores (routers):



Encaminhadores é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.




Placa de Rede

A placa de rede é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede. A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; Sendo as arquitecturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.


Access Point

Access Point em Português Ponto de Acesso é um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral conecta-se a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outra rede, como por exemplo a Internet. Esta ligado a camada de Enlace.




Distribuidores também designados por bastidores ou armários repetidores:



Características principais:

  •  de montagem “rack” de 19″ de largura;
  • altura em função das necessidades;
  • com painéis passivos com tomadas RJ45 (ISO 8877) destinadas à ligação dos cabos de cobre;
  • ·com paineis passivos para fichas ST ou SC destinadas à ligação dos cabos de fibra óptica;
  •  com guias de “patching” para a arrumação dos chicotes entre os equipamentos activos e os painéis passivos;
  •  os chicotes devem ser de categoria igual ou superior à das cablagens;

Sem comentários:

Enviar um comentário